Aonde você quer apresentar o PIM

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Storyboard

Storyboard é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos sem balões. Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadrinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio. O story é um desenho-ferramenta, um auxiliar do cineasta.








Grilo Feliz e os insetos Gigantes





O animatic é uma mistura de computação gráfica, ilustração, animação vetorial e composição, montado para ilustrar um comercial de tv antes de ser filmado. Como os resultados são muito fiéis ao objetivo final do comercial, as chances de errar e de ter que refazer as produções e as filmagens diminuem bastante. Por esse motivo o animatic é um investimento que compensa, pela economia na finalização do comercial.
Em compensação o animatic precisa necessariamente de um equipamento de vídeo para ser visualizado enquanto que um storyboard pode ser visto de qualquer maneira, pois costuma ser montado em pranchas para apresentação.
A diferença entre o animatic e o storyboard, além do custo e prazo, menores para a confecção de um storyboard, é que no animatic, músicas e vozes podem ser inseridas junto com as imagens, dando uma noção melhor do tempo de duração da filmagem. Essa técnica inovou a realização de comerciais, pois é possível ver a montagem final antes mesmo de começar a produção

Definição do Serviço

É um filme contado em quadros, que é utilizado para a produção do comercial, pode se dizer, também, que é um rascunho do roteiro em imagens ou desenhos.


Benefícios

• Apóia o planejamento, informando o que deverá que ser adquirido, para a realização do projeto
• Informa visualmente todas as etapas do comercial
• Possibilita maior controle e aumenta a chance de êxito no projeto


Público-Alvo

• Empresas, estabelecimentos, profissionais e responsáveis pela aprovação de peças com o planejamento e roteiro para a produção e gravação de comerciais de produtos, marca ou serviços


Dicas

• Escreva todas as observações de cada cena, para que tudo seja bem compreendido
• Pesquise o conteúdo que será transmitido para melhor domínio do mesmo
• Organize a linha de racíocinio do conteúdo (deve conter começo, meio e fim)
• Não se coloca balões, apenas a ação da cena
• Faça uma ilustração simples priorizando as cenas principais
• Deixe em evidência os ângulos da cena
• Observe se a idéia está sendo transmitida de maneira objetiva
• Cheque cada etapa realizada


Exemplos

• Esboço para aprovação, planejamento e criação de gravações.
• Desenho utilizado para liberações de verbas para o inicio de gravações
• Roteiro detalhado para produzir comerciais eficientes

Nenhum comentário:

Postar um comentário