Aonde você quer apresentar o PIM

terça-feira, 1 de setembro de 2009

STORY LINE e SINOPSE

STORY LINE

Este termo em inglês significa “linha da história”. A tradução não é exata, mas passa uma boa idéia do seu significado. Um story line é um resumo da história a ser transformada em roteiro, ele possui no máximo cinco linhas e contém apenas o conflito principal de sua história.

Para se escrever um bom story line é preciso que o conflito matriz seja descrito com clareza e apresente três pontos chave:

· A apresentação do conflito – Qual é o conflito?
· O desenvolvimento do conflito – Qual o resultado do conflito?
· A solução do conflito – Como se resolve?

Em resumo
O story line deve: ser claro, direto e curto (cinco linhas); ter economia de adjetivos e uso dos verbos (no presente); ter a apresentação, desenvolvimento e solução do conflito principal.

SINOPSE

A sinopse é mais extensa que o story line, pode ir de dez a quinze linhas e apresenta informações sobre as personagens principais e sobre o local onde se passa a história. Muitos dos cuidados em se escrever um story line também se aplicam a sinopse.

O uso de adjetivos deve ser cauteloso. Deve-se sempre ter em mente que o roteiro não é uma obra completa, ele é feito para ser transformado em imagens. Portanto, em um roteiro você não conta uma história, você a mostra. Os adjetivos descritivos não apresentam problema, mas podem ser usados melhor na etapa a seguir. Por outro lado, os adjetivos que revelam algo da personalidade só podem ser visíveis através da ação, assim você não deve coloca-los. Se for uma característica realmente importante a própria ação se encarrega de mostra-la.

A trama principal ou conflito essencial pode ser desenvolvido com mais detalhes. A história deve ser situada no tempo e espaço, mas não é necessário uma descrição dos ambientes. A sinopse é, assim como o story line, um resumo da história, de forma que deve conter apenas o que for importante. As informações sobre as personagens são superficiais e apenas descritivas.

Tendo em mãos o fio principal da história é hora de se buscar as personagens que possam vivê-la.
fonte: www.roteirodecinema.com.br/manuais/...sites.uol.com.../apostila.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário