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segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Links sobre Coesão e Coerência - Matéria de Prova - Oficina de Texto

links coesão e coerência.

O musical de Busby Berkeley (1898 – 1976)

O videoclipe de Michel Goundry e outros


Existem alguns elementos comuns entre as linguagens que talvez até as definam enquanto linguagem: os elementos estruturais da coesão e os fatores de sentido.

Se na linguagem escrita os significantes desses elementos são os pronomes, verbos etc, na audiovisual são através de elementos icônicos que ocupam o lugar das palavras, dos verbos, com que se constrói o sentido do que chamamos texto.

Os elementos icônicos e seus atributos de movimento, repetição, volume, cor, quantidade, enfim qualquer atributo, são portadores de significado também (como as palavras), mas um significado não verbal.

The Chemical Brothers - Let Forever Be

http://www.youtube.com/watch?v=VUPcIIX6108

Busby Berkeley - Hit 2

“Pettin’ in the Park”, 1933

http://www.youtube.com/watch?v=L2aBE3d8ucc&feature=related

Tirar o chapéu para uma mulher, descobrir os pensamentos.

Performance com as Bolas de neve, banco do parque e movimentos sensuais, couraças metálicas, abridor de latas.

Busby Berkeley - Hit 3

“Honeymoon Hotel”, 1933

http://www.youtube.com/watch?v=HD8C-WhK7y8&NR=1

O uso da rima na linguagem relaciona-se tanto aos elementos de coesão, superfície da linguagem, como também aos fatores de coerência, o profundo oceano de sentido.

Como fator de coerência, introduz o leitor no lúdico, na fantasia, no mágico e encantado, na linguagem enquanto mithos.


Busby Berkeley - Hit 4

“The Words are in my heart”, 1935

http://www.youtube.com/watch?v=8OABhaIMyQE&feature=related

57 Pianos (é isso mesmo que eu entendi?) movimentados por pessoas de baixa estatura e vestidas de negro.


Busby Berkeley – Hit 5

“By a Waterfall”, 1933

http://www.youtube.com/watch?v=bGQfe1QpRys&feature=related


Busby Berkeley - Hit 6

“Dames”, 1934

http://www.youtube.com/watch?v=AtyBErfhcOU

Signos advindos da produção gráfica, videográfica e sonora, estabelecendo referências coesivas e, no caso do Gondry, intertextualidade apenas para quem possui o conhecimento de mundo sobre Busby Berkeley.

Busby Berkeley - Hit 7

“The Shadow Waltz”, 1933

http://www.youtube.com/watch?v=uzqemA7RgmM&feature=related

Pixels que são representações de violinos. A parte no todo, princípio holográfico. As sombras falantes da caverna de Platão, usadas como alegoria para falar sobre o mundo das idéias ou das formas puras.


Busby Berkeley - Hit 8

“Shanghai Lil”, 1933

http://www.youtube.com/watch?v=t8I8P8uw6kQ&feature=related

“Pixel analógico” como significante. Produção Gráfica e Audiovisual.


Busby Berkeley - Hit 9

“I Only Have Eyes For You”, 1934)

Visão da Janela de Cellphone’s Dead.

Rostos da personagem de Let Forever Be.

Escher em 03:42

Daft Punk - Around The World

http://www.youtube.com/watch?v=K0HSD_i2DvA

Il était une chaise - Claude Jutra/Ravi Shankar

Trilha servindo como sonorização, coesão entre música e dramaturgia.

http://www.youtube.com/watch?v=yCS_m-AY_nY

Entrer en contact avec l'univers de Norman McLaren
http://www.youtube.com/watch?v=h_y7h8lha3Y&feature=related

Amateur - Lasse Gjertsen

A edição de vídeo faz a música

http://www.youtube.com/watch?v=JzqumbhfxRo


O Paradoxo da Espera do Ônibus

http://www.youtube.com/watch?v=Ibow_K7fqF0

Paralelo por analogia com a espera da volta de Jesus Cristo.





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