links coesão e coerência.
O musical de Busby Berkeley (1898 – 1976)
O videoclipe de Michel Goundry e outros
Existem alguns elementos comuns entre as linguagens que talvez até as definam enquanto linguagem: os elementos estruturais da coesão e os fatores de sentido.
Se na linguagem escrita os significantes desses elementos são os pronomes, verbos etc, na audiovisual são através de elementos icônicos que ocupam o lugar das palavras, dos verbos, com que se constrói o sentido do que chamamos texto.
Os elementos icônicos e seus atributos de movimento, repetição, volume, cor, quantidade, enfim qualquer atributo, são portadores de significado também (como as palavras), mas um significado não verbal.
The Chemical Brothers - Let Forever Be
http://www.youtube.com/watch?v=VUPcIIX6108
Busby Berkeley - Hit 2
“Pettin’ in the Park”, 1933
http://www.youtube.com/watch?v=L2aBE3d8ucc&feature=related
Tirar o chapéu para uma mulher, descobrir os pensamentos.
Performance com as Bolas de neve, banco do parque e movimentos sensuais, couraças metálicas, abridor de latas.
Busby Berkeley - Hit 3
“Honeymoon Hotel”, 1933
http://www.youtube.com/watch?v=HD8C-WhK7y8&NR=1
O uso da rima na linguagem relaciona-se tanto aos elementos de coesão, superfície da linguagem, como também aos fatores de coerência, o profundo oceano de sentido.
Como fator de coerência, introduz o leitor no lúdico, na fantasia, no mágico e encantado, na linguagem enquanto mithos.
Busby Berkeley - Hit 4
“The Words are in my heart”, 1935
http://www.youtube.com/watch?v=8OABhaIMyQE&feature=related
57 Pianos (é isso mesmo que eu entendi?) movimentados por pessoas de baixa estatura e vestidas de negro.
Busby Berkeley – Hit 5
“By a Waterfall”, 1933
http://www.youtube.com/watch?v=bGQfe1QpRys&feature=related
Busby Berkeley - Hit 6
“Dames”, 1934
http://www.youtube.com/watch?v=AtyBErfhcOU
Signos advindos da produção gráfica, videográfica e sonora, estabelecendo referências coesivas e, no caso do Gondry, intertextualidade apenas para quem possui o conhecimento de mundo sobre Busby Berkeley.
Busby Berkeley - Hit 7
“The Shadow Waltz”, 1933
http://www.youtube.com/watch?v=uzqemA7RgmM&feature=related
Pixels que são representações de violinos. A parte no todo, princípio holográfico. As sombras falantes da caverna de Platão, usadas como alegoria para falar sobre o mundo das idéias ou das formas puras.
Busby Berkeley - Hit 8
“Shanghai Lil”, 1933
http://www.youtube.com/watch?v=t8I8P8uw6kQ&feature=related
“Pixel analógico” como significante. Produção Gráfica e Audiovisual.
Busby Berkeley - Hit 9
“I Only Have Eyes For You”, 1934)
Visão da Janela de Cellphone’s Dead.
Rostos da personagem de Let Forever Be.
Escher em 03:42
Daft Punk - Around The World
http://www.youtube.com/watch?v=K0HSD_i2DvA
Il était une chaise - Claude Jutra/Ravi Shankar
Trilha servindo como sonorização, coesão entre música e dramaturgia.
http://www.youtube.com/watch?v=yCS_m-AY_nY
Entrer en contact avec l'univers de Norman McLaren
http://www.youtube.com/watch?v=h_y7h8lha3Y&feature=related
Amateur - Lasse Gjertsen
A edição de vídeo faz a música
http://www.youtube.com/watch?v=JzqumbhfxRo
O Paradoxo da Espera do Ônibus
http://www.youtube.com/watch?v=Ibow_K7fqF0
Paralelo por analogia com a espera da volta de Jesus Cristo.
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