PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIAS DE CONCORRÊNCIA AULA 27/11/2009
1. LIDER
2. DESAFIANTE
3. SEGUIDOR
4. OCUPANTE DE NICHO
ESTRATÉGIA DE PREÇO X QUALIDADE
A. PREÇO PREMIUM
ALTO VALOR
SUPER VALOR
B. PREÇO EXCESSIVO
VALOR MÉDIO
VALOR BOM
C. ASSALTO AO CLIENTE
FALSA ECONÔMIA
ECONÔMIA
A. RIQUEZA
B. QUALIDADE – CLIENTES INFORMADOS
C. POBREZA
EXERCÍCIO SIMULADO PARA PROVA
Um jovem aluno de comunicação digital dicidiu, após a sua formatura, em 2005 abrir uma empresa de comunicação visual para atender exclusivamente as demandas oriundas de introdução de novos produtos (bens e serviços) de novas empresas no mercado.
Após 3 anos de experiência deparou-se com um caso de uma empresa recente de cosméticos que tpretendia colocar no mercado shampoo específicos para cabelos masculinos com 3 tipos de diferenciação: idade, consistência do fio de cabelo e coloração.
Apresentando baixa capacidade produtiva porém profundo conhecimento técnico com excelência comprovada em testes laboratoratoriais, a empresa de cosméticos pretendia fazer uma grande campanha de diferenciação de seus produtos.
Conhecendo a indústria de cosméticos o que pode ter sido comentado por parte da empresa de comunicação visual.Quanto:
1. Há aplicações de uma ampla campanha de diferenciação ( use SWOT e BCG )
2. A outra estratégia básica possível ?
3. Em função de uma estratégia convincente qual a estratégia de introdução de produto sria adequiada ?
4. Qual seria a postura dessa empresa de cosméticos no setor desse produto?
5. Qual seria a estratégias de preço x qualidade adequada ?
RESOLUÇÃO
Visão
Missão: cosméticos/estética/saúde
Valores:
Objetivos:
OBS: PORQUE NÃO POSSO COLOCAR MIX PRODUTOS NOS PONTOS FRACOS?
COMO A EMPRESA TEM EXPERIÊNCIA É POSSÍVEL QUE JÁ TENHA FEITO UMA PESQUISA DE MERCADO PARA AVALIAR A SENSIBILIDADE DO MERCDO AO APELO AS PERSONALIZAÇÃO.
SE ISSO JÁ OCORREU ENTÃO O MERCADO NÃO SE MOSTRA INTERESSANTE MAS PODE ENTRETANTO TER SIDO NEGLIGÊNTE DEIXANDO DE FAZER E DEIXANDO UM MERCADO PROMISSOR SEM O DEVIDO ATENDIMENTO.
OBS: COSMÉTICOS É UM MERCADO CRESCENTE DEVIDO AO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO.
QUANDO EU SOU UMA EMPRESA PEQUENA E ESTOU NO MERCADO GERAL E JÁ EXISTE UM LÍDER EU VOU ACOMPANHAR O LÍDER. È MAIS BARATO INTRODUZIR NO MERCADO DE NICHO POIS É MAIS BARATO.
AS GRANDES EMPRESAS PRODUZEM MUITO PORTANTO CONSEGUEM UM PREÇO MAIS BARATO. ENTÃO A ESTRATÉGIA É TER FOCO EM DETERMINADO GRUPO DO MERCADO NICHO POIS A EMPRESA VAI VENDER MAIS E VAI SER LÍDER. NO MERCADO GRANDE A EMPRESA NÃO TEM DINHEIRO PARA GASTAR E INVESTIR EM PRODUÇÃO.
RESPOSTAS:
1. NÃO EXISTE POSSIBILIDADE DE SUCESSO
2. ENFOQUE
3. PREÇO ALTO = DESNATAMENTO LENTO – IREI TRABALHAR COM PREÇO MENOR E NÃO FAREI CAMPANHA.
4. NÃO É SEGUIDORA E NEM LÍDER, ELA É DESAFIANTE OU OCUPANTE DE NICHO
5. PREÇO PREMIUN ( ALTA QUALIDADE E ALTO PREÇO ( ESSA CARACTER´SITICA ESTÁ NO TEXTO)
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