Aonde você quer apresentar o PIM

terça-feira, 18 de agosto de 2009

VÍDEO ARTE




História da Vídeo Arte
A videoarte é uma forma de expressão artística, na qual o vídeo éo elemento principal. Supõe uma nova linguagem, uma nova inter-relação entreimagem e espectador, em que a primeira sai da tela para interagir com o restodo meio, integrando as imagens junto aos demais elementos que a formam. Ajudado pelas novas tecnologias, esta arte consegue projetar as imagens alémdo monitor e para diferentes direções, obrigando ao públicoiniciar um percorrido sobre um espaço, de um todo, do qual as projeçõesfazem parte. Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contextono qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial.Entre seus princípios está a crítica à televisão,a qual representa, em certo modo, a cultura atual. Durante os anos oitenta,as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estadosanímicos e evocar sensações. Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque desuas possibilidades criativas. Surgiu na década de 60 através dos trabalhos de integrantes dogrupo Fluxus, e os pioneiros foram o coreano Naum June Paik e o alemãoWolf Vostell. Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais,como para a televisão e treinamento em empresas. Além disso, seuinício foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitouessa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso àtecnologia era menos custoso. Os artistas do Fluxus procuravam, atravésdos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão”e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciaisda época, subvertendo seu uso mais freqüente.


http://www.ciberamerica.org/Ciberamerica/Portugues/Areas/cultura/artes/nuevosSoportes/videoarte.htmSite que dá o conceito de vídeo arte.
http://www.cronopios.com.br/site/colunistas.asp?id=1064%20Artigo descreve a vida do coreano Nam June Paik e fala sobre seus trabalhos.
http://www.contracampo.com.br/82/artexpondopaik.htm
EXPONDO/VENDO/PENSANDONAM JUNE PAIK
http://www.contracampo.com.br/82/artpaiksoboceu.htmSOB O CÉU DE NAM JUNE PAIK Global Groove e a “televisãoexperimental”
http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/arte.htmlARTE ELETRÔNICA E CIBERCULTURA. Fala sobre a arte contemporâneae o surgimentos de novas formas de expressão artísticas e a “ciber-arte”e arte eletrônica. Autor: André L.M. Lemos é doutor em sociologia pela Sorbonne,professor e pesquisador do Programa de Pòs-Graduação emComunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação(FACOM), UFBA/CNPq
http://www.fasm.edu.br/revista/page19/page15/page15.htmlSite que fala sobre o surgimento da video arte no brasil.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/arttec/index.cfm?fuseaction=detalhe&cd_verbete=5953%20Arte e Tecnologia no Brasil: Uma Introdução ( 1950-2000), ArlindoMachado. Panorama geral sobre a arte contemporânea e as novas formas artísticasque utilizam as novas tecnologias. (fala também sobre Paik e Vostelle o surgimento da vídeo arte)
http://www.bergpublishers.com/uk/book_page.asp?BKTitle=A%20History%20of%20Video%20Art%20Site que mostra o livro de Chris Meigh-Andrews sobre a história da vídeoarte (surgimento) .




Luciano Arakon ( professor fotografia UNIP)


Vídeo-arte selecionado para a Mostra Internacional de Vídeos Sociais e para o 25 Festival de Arte Latina de Chicago

Nenhum comentário:

Postar um comentário